Estarão abertas de 07/03 à 20/03/2016 as inscrições online para o 2° Edital do Programa de Benefícios Econômicos para Manutenção aos Estudantes de Graduação e Ensino Profissionalizante da Universidade Federal do Paraná – PROBEM de 2016. A entrega de documentação será de 28/03 à 20/04/2016 conforme cronograma que será divulgado em breve.
Em anexo está o edital com a documentação a ser entregue para solicitar os benefícios. Leia com atenção as instruções de preenchimento do questionário e os prazos a serem seguidos.
O PROBEM, criado para apoiar os estudantes com fragilidade socioeconômica que precisam de auxílio financeiro para se manter no curso é constituído pelos seguintes benefícios, isolados ou em composição: Auxílio Permanência, Auxílio Refeição, Auxílio Moradia e Auxílio Creche.
►Auxílio Permanência, auxílio financeiro no valor de R$ 400,00 mensais, visa subsidiar gastos inerentes à formação acadêmica como fotocópias, compra de livros, materiais para aulas práticas, etc.;
►Auxílio Refeição, fornece isenção das taxas nas refeições feitas nos restaurantes universitários da universidade, 3 refeições por dia, 7 dias por semana;
►Auxílio Moradia, auxílio financeiro no valor de R$ 275,00 mensais, para a manutenção do estudante oriundo de outras cidades, nos locais em que residam durante o período do curso;
►Auxílio Creche, auxílio financeiro no valor de R$ 200,00 mensais, destinado aos estudantes vinculados ao PROBEM que possuem filhos na faixa etária de 0 a 6 anos incompletos, devidamente matriculados em Centros de Educação Infantil particulares ou conveniados.
O Cadastro do PROBEM possui três partes: INFORMAÇÕES DO ESTUDANTE, QUESTIONÁRIO SOCIOEDUCACIONAL e DADOS DO ESTUDANTE E Do GRUPO FAMILIAR.
Em INFORMAÇÕES DO ESTUDANTE solicitamos Nome, Registro Acadêmico, Setor ou Campus, curso, e-mail, endereço atual e endereço familiar, se diferente do estudante.
A lista de cursos em ordem alfabética com os respectivos Setores/Campus está disponível aqui.
O QUESTIONÁRIO SOCIOEDUCACIONAL possui 31 questões obrigatórias de múltipla escolha.
Em DADOS DO ESTUDANTE E DO GRUPO FAMILIAR são solicitadas informações do estudante e de seu grupo familiar.
Na primeira questão solicitam-se nome, CPF, data de nascimento, celular com DDD, profissão, empresa onde trabalha e/ou local de estudo e remuneração do estudante e de seu grupo familiar (pai, mãe, padrasto, madrasta, irmãos, avós, filhos, tios, marido, esposa, companheiro, companheira, etc.), mesmo menores de idade.
Nas duas questões seguintes solicitam-se, para o GRUPO FAMILIAR, a declaração de gastos médios mensais com alimentação, luz, água, telefone, TV a cabo, internet, aluguel, condomínio, educação, medicamentos de uso contínuo, planos de saúde e cartão de crédito e a declaração de gastos médios anuais com IPTU, IPVA, ITR, etc.
Além de duas perguntas discursivas: “Justifique os motivos para participar dos auxílios do PROBEM” e “Descreva sua trajetória de vida”.
Providencie todos os dados e prepare-se para responder!
Anexo: Edital_2_PROBEM_2016 – Documentação e prazo de inscrição
Anexo 2: Cursos da UFPR em ordem alfabética e seus respectivos Setores ou Campus
Link para inscrição: http://www.questionarios.ufpr.br/index.php/survey/index/sid/981887/newtest/Y/lang/pt-BR – Inscrições encerradas!
Declarações:
Declaração Negativa de Conclusão de Curso Superior
Declaração para comprovante de residência em nome de terceiros
Modelo de procuração para retirada do CNIS junto ao INSS
INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA O PREENCHIMENTO DO CADASTRO (A inscrição somente será aceita se as instruções abaixo forem seguidas):
1- Ao finalizar o preenchimento do cadastro é necessário clicar no botão ENVIAR. Se o preenchimento do questionário demorar muito ele poderá expirar e todas as informações digitadas poderão ser perdidas. Junte os documentos antes de preencher e digite em um editor de texto as respostas das últimas perguntas para somente copiar e colar na hora de preencher o questionário. Se quando clicado em enviar voltar à tela do questionário, verifique se alguma questão ficou em branco para preenchê-la e enviar novamente.
2- Abrirá uma nova página com a informação de que as respostas foram salvas. Clique em IMPRIMIR. Importante: Caso não apareça esta página os dados não foram enviados e a inscrição não será aceita.
3- Caso você não tenha no momento acesso a uma impressora, clique em Exportar para PDF para poder salvar como arquivo no computador que estiver usando ou imprima o Questionário para entregar junto com a documentação necessária.
4- Para que a inscrição seja aceita todos os passos devem ser seguidos. Se você não conseguir enviar a inscrição entre em contato com a Pró-Reitoria para que possamos ajudá-lo antes do término do prazo de inscrição.