Prezados estudantes, docentes e técnicos,
Em 2009, a UFPR estabeleceu critérios rigorosos para concessão de bolsas de permanência, vinculando-as a requisitos como aproveitamento mÃnimo de 75%, número especÃfico de matrÃculas por semestre e restrições a cancelamentos ou reprovações consecutivas em disciplinas, incluindo a proibição de reprovação por frequência. Embora essas regras tenham sido criadas com boas intenções, reconhecemos que sua aplicação literal pode impactar negativamente a trajetória de muitos estudantes, especialmente em contextos de vulnerabilidade.
Nossa instituição tem o dever de zelar pelo uso responsável do dinheiro público, seguindo as diretrizes do Tribunal de Contas da União e do Ministério Público. No entanto, também compreendemos que nosso papel transcende a mera concessão de benefÃcios: é nosso compromisso acolher, orientar e apoiar os estudantes em suas jornadas acadêmicas. Para isso, a Pró-Reitoria de Pertencimento e PolÃticas de Permanência Estudantil, conta com uma rede de suporte que inclui equipes de psicologia, pedagogia, serviço social. Além disso, os cursos contam com o Programa de Orientação Acadêmica (POA), criado em 2015 para acompanhamento da trajetória acadêmica estudantil.
Revisão das PolÃticas:
Diante da necessidade de atualizar a resolução de 2009, estamos elaborando uma nova proposta em conjunto com estudantes e equipe técnica. Nossa projeção é que a minuta de uma nova resolução seja apresentada ao Conselho Superior até o final de maio de 2025.
Enquanto isso, editamos a Portaria nº 5 para flexibilizar temporariamente as regras do edital PROBEM aos novos ingressantes, garantindo uma transição mais justa. As principais mudanças incluem:
1. Flexibilização de matrÃculas e cancelamentos, desde que autorizados pela coordenação do curso, Programa
de Orientação Acadêmica (POA) ou equipe da P4E.
2. Atenuação de regras para reprovações por frequência, priorizando o diálogo e o apoio pedagógico.
Acompanhamento e Responsabilidade:
Não ignoramos as dificuldades enfrentadas por vocês estudantes. Por isso, a P4E, coordenação de curso e POA poderão convocar alunos para orientação sempre que houver preocupação com o desempenho. É fundamental que as/os estudantes acionadas/os atendam as convocações. Além disso, estamos criando novas metodologias e critérios para o acompanhamento da vida acadêmica estudantil. A ideia é, todos devem ser acolhidos e orientados pela pró-reitoria e pelos programas de orientação acadêmica.
Compromisso com o Diálogo:
Reafirmamos nosso compromisso com a transparência e o equilÃbrio entre a gestão de recursos públicos e o acolhimento. A P4E mantém-se aberta a dúvidas, sugestões e crÃticas, pois acreditamos que apenas juntos construiremos um ambiente acadêmico inclusivo e sustentável.
Agradecemos a confiança de todos e seguimos firmes no propósito de garantir permanência e sucesso aos
estudantes da UFPR.
Prof. Dr. André Vinicius Martinez Gonçalves
Pró-Reitor de Pertencimento e PolÃticas de Permanência Estudantil (P4E)
Universidade Federal do Paraná
Revisão das PolÃticas de permanência e Flexibilização do Edital Probem (1)