Objetivo: Orientar e acompanhar as atividades administrativas e de planejamento anual das entidades de representação estudantil da UFPR.
SAIBA QUEM SÃO AS ENTIDADES DE REPRESENTAÇÃO ESTUDANTIL DA UFPR |
Entidades de representação estudantil reconhecidas na UFPR :
– DCE – Diretório Central de Estudantes – É a entidade que representa o conjunto dos universitários de uma determinada universidade. O DCE possibilita aos estudantes o debate e mobilizações relacionadas à quela instituição, seus problemas, desafios gerais ou especÃficos. Promove também atividades culturais e representa o conjunto daqueles estudantes nas UEEs e na UNE. Os DCEs realizam eleições anuais ou bienais, além de assembleias, conselhos de DAs e CAs, entre outras formas de organização para ouvir os alunos e agir (Texto extraÃdo do site www.une.org.br).
– Centros ou Diretórios Acadêmicos dos Cursos – Atuando na chamada base do movimento estudantil, o DA ou CA existe em cada curso da universidade, atendendo aos problemas gerais e desafios no seu interior. Assim como o DCE, realizam atividades de mobilização, luta por melhorias no ensino e na estrutura acadêmica, atividades culturais e ações ligadas ao movimento nacional dos estudantes. Representam os cursos das universidades nas UEEs e na UNE. Realizam eleições anuais ou bianuais, assim como conselhos de representantes de turmas e outras ações de mobilização e organização dos estudantes (Texto extraÃdo do site www.une.org.br).
Além destes, a CAEE/PRAE assessora, orienta e acompanha as atividades das Atléticas, das Casas de Estudantes e do Núcleo de Empresas Juniores (NEJ). Demais Empresas Juniores podem verificar a resolução 68/16-CEPE sobre criação e organização das EJs na UFPR.
Verba Anual:
De acordo com a Resolução 10/00 – COPLAD, anualmente há uma destinação de verba às Entidades de Representação Estudantil, para financiamento das atividades estudantis.
A verba anual destina-se a apoiar atividades de formação acadêmica, especialmente apoio a eventos estudantis (veÃculo para participação dos estudantes em eventos acadêmicos/cientÃficos ou de movimento estudantil; custeio de passagem e hospedagem para palestrantes, materiais gráficos, veÃculos para visitas técnicas e mini-cursos, materiais de consumo). Ver maiores informações em Programa de Apoio a Eventos Estudantis.
Para utilizar a verba anual a entidade estudantil deve ter o seu cadastro atualizado junto à CAEE (Coordenação de Apoio à s entidades Estudantis).Â
Atualização de cadastro:
Para atualizar o cadastro da entidade de representação estudantil, deve-se encaminhar estes 3 documentos:
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- Formulário de Cadastro da Entidade Estudantil (Link: https://forms.office.com/r/MZyBXTREBz – necessário logar com email @ufpr para preencher)
- OfÃcio da Entidade de Representação (com ciência do Coordenador do Curso – CARIMBO e Assinatura) com informações da data da eleição, data de inÃcio e término da gestão, composição da Diretoria, contatos (telefone e e-mail);
- Cópia da Ata de Posse (sugestão de modelo da Ata de Posse abaixo);
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- Estes documentos devem ser encaminhados também à Coordenação do Curso, à Direção do Setor e DCE.
O que fazer para criar um Centro Acadêmico ou Diretório Acadêmico?
– Organizar uma Comissão de estudantes do Curso a fim de discutir e propor uma proposta de Estatuto ou Regimento para o futuro C.A.
– Quando a proposta de Estatuto estiver pronta e for consenso entre o maior número de estudantes possÃvel, deve-se convocar uma Assembleia Geral com pauta única: a fundação do Centro Acadêmico.
– Nesta Assembleia é preciso que um estudante seja designado Presidente para conduzir a reunião e outro estudante para exercer a função de Secretário da reunião, que lavrará a Ata e a lista de presença. Entre as deliberações é preciso: definir a nomenclatura do futuro C.A.; votar o Estatuto a ser adotado; eleger uma comissão eleitoral para que conduza o processo de eleição da primeira gestão do C.A. e, se possÃvel, a data da eleição. Todas estas deliberações devem constar em Ata.
– O passo seguinte é a organização da eleição, pela Comissão Eleitoral. Elaborar Ata de Eleição.
– Uma vez realizada a eleição, é preciso convocar uma nova Assembleia para dar posse à gestão. Elaborar Ata de Posse.
– A gestão deve se apresentar para a Coordenação do Curso, Direção do Setor, DCE e PRAE, informando sua composição, contatos e duração do mandato.
- Modelos de Atas e Estatuto podem ser encontrados na cartilha da UNE (http://une.org.br/site/wp-content/uploads/2014/12/CARTILHA_ca_ultimo2.pdf)
Contatos:
– CAEE – Coordenação de Apoio à s Entidades Estudantis (41) 3888-7778
- E-mail: caeeprae@ufpr.brÂ
– DCE – Diretório Central dos Estudantes
- E-mail: ufpr.dce@gmail.com